A chuva que caiu no Rio Grande do Sul causou transtornos em diversas cidades do estado. Segundo estimativas do Climatempo, nas últimas horas, choveu entre 246 milímetros.
Esses são efeitos da chegada de um ciclone extratropical ao sul do país. Uma dessas cidades é Maquiné, que fica no Litoral Norte do estado. O prefeito, João Marcos Bassani, disse à BandNews FM que mais de 200 pessoas estão ilhadas desde a madrugada desta sexta-feira.
Durante a madrugada, ele fez um post pedindo que os moradores saíssem de casa por conta dos alagamentos e do alerta de “grande risco” emitido pelo Inmet. "O Centro da cidade nunca esteve assim na história do município, pelo menos na história recente. Saiam das suas casas, bens materiais a gente recupera. Vamos pensar nas vidas", afirmou.
A cidade teve o dobro da média de chuva do mês em 12 horas, com 233 mm. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão dando apoio às famílias afetadas.
Segundo João Marcos, há 50 pessoas em abrigos, montados na região central da cidade. Ele afirmou que neste momento a situação é mais tranquila em relação às últimas horas.