Estado de São Paulo sofre queda brusca de temperatura neste fim de semana

Defesa Civil divulgou previsão que tem mínimas que variam de 4°C a 13°C até domingo (18)

Da redação

Estado de São Paulo sofre queda brusca de temperatura neste fim de semana
Estado de São Paulo sofre queda brusca de temperatura neste fim de semana
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a população do estado, para uma frete fria que vai derrubar as temperaturas no fim de semana. As chuvas perdem força na sexta-feira (16) e o tempo ficará mais estável no sábado (17) e domingo (19), mas com muito frio para os paulistas. 

A queda, segundo o órgão, está relacionada com uma massa de ar fria e ventos que sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas tenham variação entre 4°C e 13°C, com sensação térmica que podem chegar até 2°C, como é o caso da região da Serra da Mantiqueira. 

Na região de Itapeva e Vale do Ribeira, termômetros marcam mínima de 5°C, com sensação térmica de 3°C. Na região de Campinas e Sorocaba a mínima deve ficar na casa dos 6°C, com sensação térmica de 5°C. Já nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente e Ribeirão Preto a mínima deve registrar 7°C, com sensação térmica de 6°C. 

Na região da Grande São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto, as mínimas chegam a até os 8°C e a sensação térmica de 6°C, na região de São José dos Campos, mínima de 9°C e sensação térmica de 7°C. Na Baixada Santista, a mínima registrada deverá ser de de 13°C com sensação térmica de 12°C. 

Abrigo solidário

Em São Paulo, o estado disponibiliza um abrigo temporário para evitar mortes de moradores de rua devido ao frio. O atendimento na Estação Pedro II do Metrô é feito sempre que a Defesa Civil emite estado de alerta para temperatura abaixo de 10ºC. Ele é destinado aos vulneráveis e expostos ao frio intenso com a chegada das baixas temperaturas. 

O abrigo será montado nesta sexta-feira (16) e sábado (17), para acolher quem mais precisa se proteger do frio. Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite.

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II do Metrô; na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais