Lula escreve mensagem solidária às vítimas do terremoto na Turquia e Síria

Terremoto deixou rastro de destruição na Turquia e Síria, entre mortos, feridos, desabrigados e desabamentos de prédios

Da redação

Presidente Lula escreve mensagem em solidariedade às vítimas de terremoto na Turquia
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu uma mensagem em solidariedade às vítimas do terremoto que deixou ao menos 1,6 mil mortos na Turquia e na Síria, na madrugada desta segunda-feira (6) – horário local. Além dos óbitos, milhares de pessoas ficaram feridas e/ou desbarrigadas.

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O fenômeno deixou rastro de destruição, principalmente, em cidades da região central da Turquia. Os tremores, maiores já registrados desde 1939, derrubaram vários prédios.

Sem registro de brasileiros mortos

Em entrevista à BandNews FM, mais cedo, o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Ancara, Marcelo Viegas, disse que o consulado mapeou ao menos 350 brasileiros nas regiões atingidas pelo terremoto, mas não há indícios de que haja algum compatriota entre os mortos e feridos.

“A gente, até agora, não tem nenhuma indicação de que haja brasileiros vitimados pela lamentável tragédia acontecida aqui na Turquia, mas continuamos buscando mais informações”, informou Viegas.

O ministro ressalta que, em Ancara, onde há grande concentração de brasileiros, os efeitos do terremoto não foram sentidos.

Epicentro

O epicentro de magnitude 7,8 na Escala Richter foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha. Os dois países monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.

Galeria de Fotos

Terremoto na Turquia e Síria deixa milhares de mortos e feridos
1/13

Socorrista carrega uma criança ferida appós ser resgatada dos escombros de um prédio em Azaz, na Síria REUTERS TV/via REUTERS
Buscas por pessoas presas entre os escombros após terremoto na TurquiaREUTERS/Sertac Kayar
Equipes de resgate procuram sobreviventes, após terremoto, em Azaz, na Síria, que é controlado por rebeldesREUTERS/Mahmoud Hassano
Socorrista carrega uma criança ferida appós ser resgatada dos escombros de um prédio em Azaz, na Síria REUTERS/via Reuters TV
Equipes de resgate procuram sobreviventes sob os escombros na cidade de Jandaris, na SíriaREUTERS/Khalil Ashawi
Pessoas procuram entre os escombros após um terremoto em Diyarbakir, TurquiaREUTERS/Sertac Kayar
Veículo da Defesa Civil é visto perto dos escombros em Aleppo, na SíriaSANA/Divulgação via REUTERS
Prédio danificado após um terremoto, em Latakia, na SíriaSANA/Handout via REUTERS
Equipes de resgate procuram sobreviventes no local de um prédio que desabou após um terremoto, em AlepoSANA/Handout via REUTERS
Pessoas se reúnem perto de um local danificado após terremoto, em AlepoSANA/Handout via REUTERS
Homem carrega uma menina após um terremoto na cidade de Jandaris, controlada pelos rebeldes, na SíriaREUTERS/Khalil Ashawi
Pessoas assistem operações de resgate em local após terremoto em Diyarbakir, na TurquiaREUTERS/Sertac Kayar
Equipes de resgate retiram uma pessoa de um prédio que desabou após terremoto na TurquiaIhlas News Agency (IHA) via REUTERS

Imagens publicadas nas redes sociais mostraram os primeiros efeitos dos fortes tremores, como desabamento de algumas construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT mostrou moradores saindo às ruas sob neve para avaliarem os estragos em alguns locais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.