O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira (15), no Egito, com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima John Kerry e também com o alto representante chinês para o clima Xie Zhen Hua.
Nesta quarta (16) e quinta-feira (17), Lula participa da 27ª Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27. No evento em Sharm El-Sheikh, o presidente eleito também encontrou com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Na quarta-feira (16), Lula participa, às 11 horas (horário local do Egito) do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.
Às 17h15 (hora local), Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU (Blue Zone).
Na quinta-feira (17), às 10 horas (hora local), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e, às 15 horas (hora local), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
Na sexta-feira, Lula segue para Portugal, onde tem encontro com autoridades portuguesas e de onde retornará, no fim de semana, para o Brasil.
O presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições, optou por não comparecer aos eventos internacionais da COP27.