O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que conversou com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, nesta terça-feira (20). O político brasileiro disse que, na conversa, o líder russo desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre os dois países.
“Conversei, hoje, com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, escreveu Lula em uma rede social.
O presidente russo foi um dos líderes mundiais que reconheceu, de imediato, a vitória de Lula no segundo turno das eleições, 30 de outubro. Por outro lado, as relações diplomáticas da Rússia com outros países estão comprometidas devido à guerra na Ucrânia.
O Brasil se mantém neutro, até porque integra o Brics (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Inclusive, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com Putin às vésperas da invasão dos soldados russos contra a Ucrânia. Historicamente, Lula mantém boas relações com Putin.