Dizem que no Vale del Elqui, no norte do Chile, o céu está mais perto das pessoas. Tanto, que o ‘astroturismo’ é um dos negócios em expansão na região. Além do pisco, bebida que já foi protagonista em uma matéria especial do Jornal da Band, os céus do norte chileno chamam a atenção de turistas por todo o mundo.
O céu é especial justamente pela Cordilheira dos Andes, que funciona como uma barreira para nuvens e, assim, a chuva quase não chega. Só dá as caras 10 dias por ano. Por isso, é uma das principais regiões do mundo para observação de astros.
“É uma zona translúcida, completamente transparente, se veem as estrelas, aviões, tem gente que diz ver Óvnis, o que tiver no céu, dá para ver”, diz Bárbara, guia turística do local. Mas a falta de chuvas também é um vilão para moradores da região, já que há falta de recursos e dificulta a produção de alimentos.
Para driblar a falta de recursos da região, que sempre foi muito pobre, as mulheres chilenas aproveitaram a amplitude térmica e o sol escaldante para cozinhar com o calor e energia do sol. “O que mais dizemos aos mais novos é que mantenham a tradição de cozinhar com o sol, o projeto tão bonito, nosso orgulho”, diz Julia Flores, moradora local.