Trajeto da coroação do rei Charles III causa polêmica no Reino Unido

A distância será de apenas 2 quilômetros - 1/4 do que foi percorrido por Elizabeth II

Por Felipe Kieling

O roteiro da coroação do rei Charles continua dando o que falar no Reino Unido. A polêmica da vez agora é a extensão do trajeto que ele vai percorrer.

Qualquer evento da monarquia britânica tem como ponto central o público. Essas celebrações pomposas e extravagantes não fariam sentido sem o apoio popular.

É por isso que o anúncio de que o trajeto feito pelo Rei Charles e a Rainha Camila após a coroação gerou polêmica. A distância será de apenas 2 quilômetros - 1/4 do que foi percorrido por Elizabeth II.

Com isso, milhares de pessoas não terão a oportunidade de dar um 'tchauzinho' para os anfitriões nas ruas de Londres, depois da celebração do próximo dia 6.

O Palácio de Buckingham disse que a decisão por um percurso menor foi motivada por praticidade. A coroação do novo monarca terá menos convidados do que a de Elizabeth, 70 anos atrás. O evento ainda será mais curto, e mobilizará menos tropas reais.

A crise financeira que vive o Reino Unido é uma das razões, mas há outro motivo: Charles não é um Rei tão popular. A estratégia é manter a tradição em assuntos essenciais e, em outros, fazer apenas o básico.

A comparação com a mãe é inevitável e assumir o posto no lugar de uma monarca tão marcante não é tarefa fácil. Segundo pesquisa do YOUGOV, o principal instituto do Reino Unido, Elizabeth é querida por 80% dos britânicos, já o filho mais velho, o Charles, por 55%. Ele não está nem na segunda posição.

No quesito popularidade, o rei fica atrás ainda do Príncipe William e da esposa Kate, além da princesa Anne. Agora com a posição de rei, a aceitação do público tende a melhorar, mesmo assim, não dá para esperar que Charles seja tão popular como a mãe.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.