Uma obra pública está na mira dos bandidos. À frente das extorsões que tentam barrar a construção do Parque Piedade, no Rio de Janeiro, está Jean dos Santos, líder do tráfico na região. Ele fugiu da cadeia há um ano, com o auxílio de lençóis para fazer uma corda.
O bandido tem mais de 10 condenações na Justiça por crimes como tráfico de drogas e homicídio. As penas que somam mais de 66 anos de prisão. Agora, também é acusado de exigir pagamentos da prefeitura do Rio de Janeiro e da empreiteira para liberar o trabalho no canteiro de obras.
Nesta semana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), denunciou o caso, que aconteceu em novembro. Nesta quinta-feira (11), a polícia fez uma operação para tentar localizar Jean e outros suspeitos. Até agora, ninguém foi preso.
Segundo os responsáveis pela obra, os criminosos também ameaçaram funcionários, roubaram materiais de construção e até chegaram a dar um desconto no valor que exigiam para deixar a obra acontecer.
Os valores iniciaram em R$ 1 milhão. Depois, chegaram, em outras ocasiões e dias diferentes, a R$ 500 mil, já que as determinações dos bandidos não eram respondidas nem cumpridas. Tudo isso foi definido de forma unilateral.
A Polícia Federal investigará o caso. Enquanto isso, as obras continuam, apesar do medo.