Santos Dumont 150 anos: inventor encantou os céus de Paris com voo do 14 Bis

Inventor desembarcou na capital francesa aos 19 anos e mudou os rumos da aviação

Da redação

Santos Dumont encantou Paris no início do século XX. Foi neste período que o inventor, que chegou ao país com 19 anos, encantou os ares da capital da França com as maiores invenções e até a mais famosa: o 14 Bis. Conheça mais da passagem de Dumont em Paris no segundo episódio da série que celebra os 150 anos do inventor. 

O jovem aviador se mudou do Brasil para a França em um endereço nobre, na avenida Champs Elysées, já que vivia com a herança do pai. 150 anos depois, o endereço se tornou uma grande loja de tecnologia, mas a memória é preservada, lembrando o local onde o inventor morou. 

A primeira invenção de Santos Dumont na França foi o Balão Brasil, como explica a guia brasileira Vanessa Lin. “As invenções de Santos Dumont passaram a ter números em vez de nome e ganharam dirigibilidade, fundamental para ganhar um prêmio para quem conseguisse voar em torno da Torre Eiffel”, relembra. 

Após muitas tentativas e quedas, em agosto de 1901, Santos Dumont acabou pendurado nos muros de um hotel com o dirigível nº 5. Apesar disso, ele não desistiu e em outubro do mesmo ano, Santos Dumont conseguiu o feito que lhe rendeu o prêmio Deusth e ganhou fama por fazer o percurso do Parc Saint Cloud até a Torre Eiffel por 30 minutos sem tocar o solo, ida e volta. 

Santos Dumont não ficou com um centavo dos 100 mil francos, ele dividiu entre a equipe dele e pobres de Paris. Famoso, Dumont surpreendeu Paris ao criar novas versões dos dirigíveis, mas  fascinou ainda mais o público com a apresentação do balão nº 14, que, depois de algumas experiências, transformou o aeroplano no famoso 14 Bis. 

Foi em 23 de outubro de 1906 que o 14 Bis decolou do Parque de Bagatelle para uma plateia de 1000 pessoas, um voo de sete segundos e 60 metros. Após aprimorar o aeroplano, ele voou 220 metros e ganhou o prêmio do Aeroclube de Paris. 

Confira o primeiro episódio de Santos Dumont 150 anos:

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.