Nuvem tóxica nos EUA: Moradores não querem voltar para casa

Um acidente com um trem carregado de produtos químicos obrigou a fuga de dois mil moradores da cidade de East Palestine, no estado de Ohio, nos Estados Unidos

Por Eduardo Barão

Um acidente com um trem carregado de produtos químicos obrigou a fuga de dois mil moradores da cidade de East Palestine, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

A vida na pacata na pequena cidade virou de ponta-cabeça depois que mais de 50 vagões de um trem descarrilaram no começo do mês, causando um enorme incêndio.

A composição, operada pela Norfolk, seguia para o estado vizinho da Pensilvânia e transportava uma série de materiais químicos, entre eles o cloreto de vinila, um gás tóxico incolor, inflamável e cancerígeno, usado na fabricação de tubos de PVC.

O descarrilamento não deixou feridos, mas o risco de um desastre ambiental deixou as autoridades em alerta.

Cerca de duas mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas após o descarrilamento. Agora, apesar da liberação da agência de proteção ambiental, muitas estão se recusando a voltar.

Uma extensa coluna de fumaça preta cobriu parte da região, e deixou os moradores ainda mais assustados.

Teorias da conspiração começaram a se espalhar pela internet de que o local teria uma contaminação semelhante a da usina de Chernobyl, algo que foi descartado pelas autoridades. 

Segundo o governo local, a nuvem escura é resultado de uma explosão controlada para queimar os produtos nos vagões.

O Conselho Nacional de Segurança em transportes já investiga as causas do acidente. Entre as análises está essa imagem que mostra um dos vagões do trem em chamas, minutos antes do descarrilamento.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.