Estudo da FGV mostra inflação acima de 15% em itens de Carnaval

Pesquisa se refere aos últimos 12 meses até janeiro; número é mais que o triplo da inflação geral registrada pelo indicador econômico calculado pela FGV, que ficou em 4,62% para o mesmo período

Por Gustavo Sleman

Estudo da FGV mostra inflação acima de 15% em itens de Carnaval
carnaval
Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas apontou que itens relacionados ao Carnaval registraram inflação acima de 15% nos últimos 12 meses até janeiro. O número é mais que o triplo da inflação geral registrada pelo indicador econômico calculado pela FGV, que ficou em 4,62% para o mesmo período.

A lista traz 26 itens que costumam ser consumidos pelos foliões durante a festa. De acordo com a pesquisa, o maior impacto veio das passagens aéreas, que subiram 58,83%, seguidas pela tarifa de táxi, com aumento de 11,82%, anticoncepcional, que cresceu 11,57% e transporte por aplicativo, que subiu 9,93%.

O estudo leva em consideração o atual contexto, com o Carnaval sendo realizado sem restrições após dois anos. Na análise do economista Matheus Peçanha, responsável pelo levantamento, o avanço da demanda no pós-pandemia foi o principal responsável por essa escala de preços.

A estudante Bianca Sender conta que já vem percebendo o aumento do preço de alguns serviços.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da FGV mostrou que itens de alimentação também estão em destaque: refeições em bares e restaurantes aumentaram em 7,71%, enquanto cervejas e chopps subiram 7,54% e refrigerantes e água mineral variaram 8,17%. 

Mais notícias

Carregar mais