Com mais chuva no Pantanal, número de queimadas cai 13% em 2021

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) apontam uma redução de 26% nas queimadas no Norte

Da Redação, com Jornal da Band

Mais chuva no Pantanal: número de queimadas cai 13% em 2021
Reprodução TV

Imagens do fogo na Amazônia e no Pantanal correram o mundo em 2020, mas neste ano o cenário é diferente. Até agora as queimadas diminuíram 13% em relação ao ano passado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) apontam uma redução de 26% nas queimadas no Norte e de 69% no Centro-Oeste do país durante a seca de 2021. 

Foram quase 125 mil focos de incêndio entre junho e setembro, quase no mesmo patamar de 2019. Nos últimos 30 anos, a média foi de 135 mil. O ponto acima da curva foi em 2020 quando 265 mil queimadas foram registradas, o maior número desde 2007, que marcou 265 mil. Os dados foram coletados pelo monitoramento de queimadas por satélite, feitos pela NASA.

O motivo principal da queda nas queimadas foi a volta das chuvas. Apesar da seca que atinge principalmente as regiões do Sul, Sudeste e Centro-oeste, no Norte do Brasil o cenário foi diferente. Este ano, a fase mais úmida chegou mais cedo e com mais força do que no ano passado.  Veja na reportagem do Jornal da Band.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.