O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir, até semana que vem, os ministérios que oferecerá ao centrão, grupo de partidos políticos que somam maioria que, a depender das circunstâncias, pode dar apoio ao governo. Auxiliares mais proximos do petista dizem que os nomes estão praticamente confirmados.
Nesta sexta-feira (4), o presidente cumpriu agenda no Amazonas, onde relançou o programa “Luz para Todos” com foco na região Norte. A expectativa é beneficiar 500 mil famílias até 2026.
Depois dos compromissos na Amazônia e no Rio de Janeiro, na semana que vem para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula deve definir quais ministérios vai oferecer ao centrão. Em encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), durante esta semana, o petista garantiu que Republicanos e Progressistas entrarão no governo.
Lula não quer tirar mulheres para não ir contra o que pregou durante a campanha nem ceder pastas consideradas estratégicas, como a do Desenvolvimento Social e da Saúde.