Lula assina decreto que permite importação de energia elétrica da Venezuela

Decisão deve beneficiar Roraima, único estado que não está no Sistema Interligado Nacional

Rádio BandNews FM

Lula assina decreto que permite importação de energia elétrica da Venezuela
Lula vai a Parintins e assina decreto para comprar energia da Venezuela
Reprodução/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (4), um decreto que permite a compra e importação de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela.

A decisão deve afetar diretamente o estado de Roraima, já que é a única unidade federativa que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional. De 2001 a 2019, o estado foi abastecido com energia elétrica da Venezuela, via Linhão de Guri. Em 2019, o fornecimento foi interrompido e Roraima ficou dependente de energia de termelétricas.

O Brasil já realiza intercâmbios de energia elétrica internacionais com Argentina, Uruguai e Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O decreto foi assinado na cidade de Parintins (AM), onde o presidente participou do relançamento do programa Luz para Todos, destinado a garantir o fornecimento de energia elétrica a residentes da área rural.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, diz que o decreto permitirá trazer “energia limpa e renovável” da Venezuela. Além disso, o objetivo do decreto é reduzir os gastos da Conta de Consumo de Combustível, para por todos os consumidores de energia elétrica do país.