Fila de espera para recurso no INSS passa de 1,5 milhão de pessoas e preocupa

Tempo de espera pode ultrapassar os três anos; órgão contrata mais funcionários para tentar agilizar atendimento

Por Roberta Scherer

Mais de 1,6 milhão de pessoas esperam a análise de recursos apresentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São pedidos de benefícios ou aposentadoria negados na primeira tentativa. Atualmente, o tempo de espera na fila pode ultrapassar os três anos. 

É o caso de Fábio Roberto, com 35 anos de contribuição, há 12 trabalha como operador de trem e espera por uma aposentadoria especial. Ele, que tem duas próteses no quadril, enfrenta dificuldades no trabalho. “Todo dia conduzo 2 mil passageiros com muita dor”, diz. 

Após ter o pedido de aposentadoria negado, ele entrou com recurso e espera há mais de um ano pela resposta. “Entro lá todo dia no sistema e nada”, pontua. A fila para pedir benefícios ao INSS também é grande e tem quase o mesmo número de pessoas na espera. 

Para tentar agilizar a fila, ao menos mil funcionários foram contratados no começo do ano e o programa Atestamed foi veiculado, prometendo reduzir a fila e dispensando a perícia presencial em casos mais simples. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.