Ficar exposto ao sol mesmo dentro d'água pode causar desidratação; entenda

Onda de calor tem lotado praias e piscinas pelo país, mas é preciso ter cuidados simples para evitar insolação

Por Roberta Scherer

Cuidados na piscina
Reprodução/Freepik

Com a onda de calor atingindo o Brasil, o melhor jeito de driblar as altas temperaturas é se refrescar. Muitos caem em piscinas ou vão às praias. Mas, mesmo na água, é bom ter cuidados simples para evitar desidratação ou insolação. 

A exposição direta ao sol por muitas horas, mesmo na água, pode causar, além da insolação, que tem sintomas de febre, tontura e dor de cabeça, queimaduras na pele. Por isso, Luciene Marques capricha no protetor solar. “Para proteger mais, não ficar ardida, toda queimada”, afirma, e completa:

“Entrar na água, depois de uma horinha tem que passar novamente. Se botar uma vez só e pronto não vai resolver”, diz. Dermatologistas recomendam o uso de protetores para uso na água e sempre reaplicar a cada duas horas. 

Além disso, é recomendado também o uso de roupas e acessórios para proteger a pele, como chapéus, bonés, óculos escuros e até roupas com proteção solar. Não se esqueça: em qualquer ambiente de muito calor, o corpo perde água, então se hidrate sempre. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.