As contas de serviços essenciais, como luz, água e gás representaram em agosto mais de 24% das dívidas pendentes dos brasileiros. A maioria das não pagas são com bancos e cartões de crédito, mas, segundo a Serasa, a parcela diminuiu com o Desenrola, que começa neste mês outra fase.
O programa agora vai permitir negociar débitos de até R$ 5 mil com concessionárias de serviços e lojas. Patrícia Camilo, gerente da Serasa, afirma que o programa é interessante para os credores também.
“A gente viu que os credores também estavam interessados em dar descontos maiores, para ter esse dinheiro e volta pra fazer a economia e os projetos girarem em outros setores”, pontua a gerente.
No caso de Márcia Pereira, negociar dívidas do tipo tiram um peso. As contas de água atrasadas no valor de R$ 1000 foram diluídas e cabem no bolso. “Para mim é um alívio, você dorme pensando que vai ter água para tomar banho”, explica.
Além do Desenrola, clientes de distribuidoras de energia e água podem negociar contas atrasadas com condições especiais.