Desenrola Brasil: criminosos se aproveitam de programa para aplicar golpes

Páginas fraudulentas aparecem em forma de propaganda nas redes sociais, alegando que é possível renegociar dívidas

Por Igor Calian

Cuidado com golpes usando programa Desenrola Brasil
Agência Brasil

O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, que começou na segunda-feira (17), inspirou criminosos pelas redes sociais. O programa, que pretende limpar o nome de milhões de brasileiros, está sendo usado por golpistas na internet. 

Pelas redes sociais, páginas fraudulentas aparecem para as pessoas em forma de propaganda. São banners e anúncios que dizem que  vc pode renegociar suas dívidas em até 99% e usam o nome do programa federal. 

Quando as pessoas acessam são direcionadas a páginas falsas, mas que são muito parecidas, como o site do Serasa. Ali são solicitadas informações pessoais e pagamentos de boletos ou PIX, e nada passa de um golpe. 

É importante lembrar que a única maneira de participar do novo programa do governo federal é buscando diretamente a instituição financeira que vai fechar o acordo e orientar o pagamento. Nenhum link é enviado as pessoas pelas redes sociais. 

Como participar do Desenrola Brasil?

Para participar, a pessoa deve procurar a instituição financeira na qual tem dívidas e iniciar a negociação através de canais oficiais. Todo processo é feito através do site gov.com.br.

O prazo de adesão se estenderá até o dia 30 de dezembro, com o fim do programa. As condições de taxa e parcelamento dessas dívidas serão realizadas entre os cidadãos e o banco credor. A parcela mínima é de R$ 50 e o pagamento pode ser feito em até 60 vezes.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.