Conta de luz pode subir entre 3% e 17% neste ano

Apesar da bandeira verde, as tarifas de energia devem subir em média 12% até o fim do ano no país.

Por Rodrigo Leite

A conta de energia pode subir entre 3% e 17% neste ano, mas o valor exato do aumento vai depender da região do Brasil, segundo um levantamento feito por uma empresa de tecnologia.

Apesar da bandeira verde, o consumidor não deve ter tanto alívio na conta de luz. As tarifas de energia devem subir em média 12% até o fim do ano no país.

É mais que os 8% por cento do ano passado. O aumento vem mesmo com fim da seca, que prejudicou o nível dos reservatórios no sul e sudeste.

As tarifas residenciais devem subir mais na região nordeste, com 17% em média. No sudeste, a previsão é de alta de 13%. 10% por cento no norte. Já no centro-oeste 9,5% e no sul 3,3% o reajuste deve ficar abaixo do registrado ano passado.

A explicação das distribuidoras vai desde as diferenças no índice de inflação usado, até o pagamento de empréstimos para arcar com as usinas térmicas, e ainda a alta de impostos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.