Cidade argentina se destaca como o “playground” dos turistas que amam vinho

Reportagem da Band foi entender por que turistas do mundo inteiro vão à cidade andina de Mendonza, na Argentina, atrás do vinho produzido na região

Da redação

Mendoza é a principal cidade do oeste da Argentina. Fundada no século XVI, foi reerguida há 162 anos, depois que um terremoto que destruiu completamente a versão antiga.

O entardecer no Parque San Martin é uma das imagens mais bonitas e clássicas de Mendoza, avalia a equipe de reportagem da Band. No portão principal, a imagem do condor, ave símbolo dos Andes, dá as boas-vindas a milhares de brasileiros que chegam à cidade.

À noite, as luzes dos cassinos iluminam Mendoza. Seis são particulares e ficam nos grandes hotéis da cidade. Outros três são administrados pelo governo da província e destinam todo o lucro para o sistema público de saúde. Na Argentina, o jogo é liberado. Cada estado decide como regulamentá-lo.

Vinho de altitude

É no amanhecer, quando a imponente Cordilheira dos Andes surge, que fica claro o que atrai turistas de todo mundo a Mendoza: vinho e vinícolas.

A cidade é a maior produtora de vinho da Argentina. É lar do vinho Malbec, alvo de uma revolução no final dos anos de 1990. Os produtores descobriram que, ao plantarem a uva em locais mais altos, era possível produzir um vinho de grande qualidade.

“A fruta, de dia, toma sol e calor. À noite, descansa. A uva palpita. Isso libera muito açúcar, que se transforma em álcool a pele da uva com essa diferença de temperatura e calor. É na pele que estão as cores, tanino e aroma. Mais altitude e um o solo adequado  trazem uma uva fenomenal”, explicou Ramiro Marquesini, presidente da Bodega Alpasion.

Os enoturistas

Na região, o vinho é tratado com reverência por quem o produz. Ganha a admiração pelos apreciadores da bebida, categorizados de forma especial. Eles são os “enoturistas”.

“Somos apaixonados por vinho e já fizermos várias viagens atrás dos melhores vinhos. É você aliar seu gosto pessoal com experiências novas. A gente sempre está atrás de experiência nova. É ciência pura aliada a um produto que adoramos”, considerou o turista Vinicius Uchoa.

Pirâmide nos Andes

Parada quase obrigatório dos turistas do vinho é este inusitado edifício, no pé da Cordilheira do Andes, inspirado nas pirâmides maias. Ele se transformou num símbolo do salto de qualidade do vinho de Mendoza. A pirâmide abriga a Catena Zapata, eleita a melhor vinícola do mundo para ser visitada em 2023.

“Gosto de vinhos, e a bodega é referência mundial. São vinhos de extrema qualidade. A gente fica curioso de aprender um pouquinho mais (turista Alessandro Attiña)

Vinho com tratamento de obra de arte

Em outra produtora de vinho de Mendoza, integrante da lista das 10 melhores do mundo para se visitar, a equipe da Band aprendeu outra lição. Um vinho brilhante, tanto branco como tinto, é um vinho saudável. Vinho saudável significa bebedor feliz.

O vinho que descansa aqui recebe tratamento de obra de arte. A ideia é transformar a bebida em parte do cenário de um grande teatro ou parque de diversões, se o visitante preferir.

“É uma Disneylândia para quem gosta de vinho. Para vir aqui não precisa ser um conhecedor de vinho basta gostar de beber”, descreveu o turista Rafael Curvelo.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.