As chuvas que atingem o Paraná desde a última semana afetam 65 mil pessoas no estado. O mais recente balanço da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã desta segunda-feira (30), mostra que diversas rodovias foram bloqueadas e as tempestades podem continuar.
Em Nova Laranjeiras, no interior paranaense, uma casa foi arrastada com a força da água. Já em São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro, um tornado com ventos de até 150 quilômetros por hora deixou estragos na cidade.
Na cidade de Dois Vizinhos, no sudoeste do estado, quando a água começou a baixar, foi hora de calcular o prejuízo e tirar a lama de dentro das casas. "A gente tem destelhamento por conta de vendaval, de granizo. A gente tem nível muito alto do rio pela enxurrada, né, de alagamento", disse Daniel Lorenzetto, da Defesa Civil do Paraná.
Em Curitiba, a água entrou nas casas. Móveis e eletrodomésticos foram parar no meio da rua. Os parques da capital se tornaram rios. Mais de 30 mil casas foram danificadas pelas chuvas dos últimos dias. Dezenas ficaram destruídas, como uma na região metropolitana de Curitiba, que desabou depois de um deslizamento de terra.
Devido às chuvas intensas, diversas rodovias foram bloqueadas. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu novo alerta de tempestades para o estado.