Lionel Messi conquista a Bola de Ouro pela 8ª vez

Aitana Bonmatí leva no feminino o prêmio da France Football

Da Redação

Lionel Messi conquista a Bola de Ouro pela 8ª vez
Lionel Messi leva pela 8ª vez a Bola de Ouro da France Football
Divulgação/Ballon d'Or

Lionel Messi recebe a Bola de Ouro da France Football pela 8ª vez. A premiação promovida pela revista francesa foi realizada nesta segunda (30) no Teatro Châtelet, em Paris, levou em conta a temporada de 2022/23, quando ele atuou pelo Paris Saint-Germain e foi campeão do mundo com a Argentina.

O troféu foi entregue por David Beckham e o craque foi ovacionado pelo público. “É um presente para todo o nosso grupo. Foi um feito histórico o que nós conseguimos. Era o título que me faltava [Copa do Mundo]. Halland e Mbappé tiveram um ano incrível, jogaram muito bem. É uma maravilha e uma honra. Com certeza pela nova geração sei que o futebol vai continuar crescendo. Participei dessa noite em várias oportunidades. Os jogadores se renovam, mas o nível permanece. Quero agradecer e dividir com a minha família, amigos, aqueles que me apoiaram”, afirmou.

As outras conquistas do Messi foram em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021 - em 2022, o camisa 10 argentino não havia sido indicado pela primeira vez desde 2005. 

Erling Haaland (Manchester City) ficou em segundo e Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) terminou em terceiro.

Único brasileiro no Top 10, Vini Jr ficou na sexta colocação (duas posições acima de 2022), à frente de Julian Alvarez, Osimhen, Bernardo Silva e Modric, que fecham o Top 10.

O jogador do Real Madrid, aliás, ficou com o prêmio Sócrates, que valoriza jogadores que se preocupam com causas importantes da sociedade. Ele venceu o troféu pelas ações solidárias que realiza no Instituto Vinicius Junior em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Além disso, Didier Drogba convidou Vini para falar também sobre a luta contra o racismo. O apresentador disse que o brasileiro não está sozinho. "É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos", afirmou o jogador.

O prêmio Gerd Müller de goleador da temporada de 2022/23 ficou com Erling Haaland, do Manchester City, que fez 56 gols - dois a mais que Mbappé.

Entre os clubes, o Barcelona foi premiado como o melhor no futebol feminino pelo segundo ano consecutivo, assim como o Manchester City de novo como o melhor masculino.

A cerimônia homenageou grandes lendas do futebol que faleceram nos últimos meses: o inglês Bobby Charlton (morto em 21/10), o espanhol Luis Suárez (morto em 9/7) e Pelé, que faleceu em 29 de dezembro de 2022.

MELHOR GOLEIRO

Emiliano (Dibu) Martínez, do Aston Villa, e campeão do mundo com a Argentina, ficou com o prêmio de melhor goleiro. Ederson, da seleção brasileira e do Manchester City, ficou na segunda colocação, e Yassine Bounou, da seleção de Marrocos e do Al Hilal, fechou com o terceiro lugar.

Thibaut Courtois (Real Madrid) e Marc-André ter Stegen (Barcelona) completam o Top 5.

FEMININO

A meio-campista do Barcelona Aitana Bonmatí levou o prêmio de melhor jogadora da última temporada. A jogadora de 25 anos esteve na campanha da Espanha do título da Copa do Mundo Feminina. Ela ficou na quinta colocação na cerimônia do ano passado. 

"Estou muito orgulhosa, foi um ano incrível. É um sonho que vai se realizando. Estar aqui é algo único. Receber um prêmio individual assim é ótimo, mas o futebol é um esporte coletivo. Agradeço a todas as pessoas que foram fundamentais para eu chegar aqui hoje. Quero parabenizar também a todas que foram nomeadas, são muito fortes e merecedoras", declarou.

O troféu dela foi entregue pelo tenista Novak Djokovic.

Sam Keer (Chelsea) ficou com o segundo lugar, seguida por Salma Paralluelo (Barcelona). Fridolina Rolfö (Barcelona) e Mary Earps (Manchester United) completam o Top 5. A única brasileira da lista é Debinha, que ficou na 28ª colocação.

Olga Carmona (Real Madrid), Alexandra Popp, Patricia Guijarro (Barcelona), Linda Caicedo (Real Madrid)
e Rachel Daly (Aston Villa) completaram as dez primeiras posições, nesta ordem.

KOPA TROPHY

O meia Jude Bellingham, do Real Madrid, levou o troféu de melhor jogador sub-21 da última temporada, quando atuou pelo Borussia Dortmund.

O jogador de 20 anos fez 14 gols e deu 6 assistências em 42 jogos na temporada passada na Alemanha.

Ele foi comprado pelo Real Madrid por 103 milhões de euros (R$ 543 milhões), e já marcou 13 gols e deu 8 assistências em 13 partidas.