Chat GPT pode ajudar na educação? Conheça usos para a inteligência artificial

Avanços tecnológicos influenciam também na sala de aula, com o programa que é hit neste ano

Por Giba Smaniotto

Estudiosos afirmam que a humanidade está diante de uma mudança grandiosa, equiparada a descoberta do fogo. Com tantas possibilidades, é bom ter pé no chão e saber utilizar as novas ferramentas da inteligência artificial. Uma delas, que virou hit em 2023, é o Chat GPT. 

O programa é simples: você entra no site, faz um login e um pedido que gera um texto. O uso do Chat GPT chega até a preocupar pais e professores, já que alunos estão usando o programa para fazer trabalhos e atividades, mas ele pode ser aliado na sala de aula. 

“Ele coloca as ideias de maneira mais objetiva e clara, eu acabo escrevendo tudo embaralhado e ele consegue organizar tudo isso”, explica a jovem Caroline Kramer, de 17 anos. Ele também pode ser utilizado para a gramática, como explica a também aluna Maria Antônia Seidel. “Fui fazer uma redação e não sabia se estava tudo certo, aí pedi para corrigir a gramática, para ter certeza que estava ok”, diz. 

Gisa Gasparotto, professora da turma, já até utiliza o Chat GPT em sala de aula. “Passei por uma formação, aí pensei em alternativas de uso em sala de aula e é isso que a gente tem feito”, avalia. 

Apesar da apreensão, a criatividade pode ajudar os docentes em sala de aula, como avalia Flávia Cristino, professora de tecnologia educacional. “Primeiro teve apreensão de todos, aí a gente, conhecendo a ferramenta e entendendo como ela pode agir, inserimos ela. Acredito que o caminho é não proibir e sim agregar a ferramenta”, analisa. 

Confira o primeiro episódio da série especial do Jornal da Band

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.