A jornalista brasileira Patrícia Lélis é procurada pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, sob a acusação de enganar brasileiros que estavam em busca do visto americano. O golpe é estimado em quase R$ 3,5 milhões.
A jornalista é considerada foragida após uma acusação feita pelo Departamento de Justiça dos EUA. As autoridades dizem que a brasileira criou uma identidade falsa para convencer as vítimas, além de forjar assinaturas com supostas autorizações de advogados e tabeliões.
Alguns clientes chegaram a pagar mais de R$ 1 milhão como investimento numa empresa de fachada para conseguir o visto americano, mas o dinheiro teria ido para uma conta de Lélis, que forneceu recibos falsos.
O FBI emitiu um alerta de buscas contra Lélis. Se for condenada, pode pegar mais de 20 anos de prisão. Nas redes sociais, a jornalista afirmou ser vítima de perseguição e disse que já está fora dos EUA.
No Brasil, o nome de Patricia Lélis também é envolvido em polêmicas. Ela é conhecida por ter acusado políticos na Justiça, como o deputado federal Marco Feliciano, que respondeu por tentativa de estupro. O processo foi arquivado.