O turismo brasileiro apresenta bons resultados. Devido a isso, o setor se destaca na geração de empregos este ano. Só em agosto, foi responsável por 20% das vagas abertas no país.
Ao todo, foram 23,6 mil postos de trabalho abertos. A maior parte foi nos serviços de alojamento e alimentação. O Sudeste liderou nas contratações (70,5 mil), seguido por Nordeste (31,7ml) e Centro-Oeste (18,4mil).
Ver São Paulo do alto e de dentro de um dos cartões postais da cidade é o que atrai os turistas para o apartamento que fica no Edifício Copan. O Judson Sales, administrador do Airbnb no prédio, começou alugando o imóvel dele. Atualmente, administra 52 unidades por meio da plataforma de hospedagem.
“Somos eu e mais cinco pessoas cuidando do atendimento ao cliente, como pessoas celetistas. Ainda têm duas pessoas que só vêm em dias de maior demanda. É a mesma coisa do pessoal de limpeza. Temos cinco pessoas celetistas e um grupo que são freelancers, que vêm em dias de maior demanda”, contou Judson.
O governo de São Paulo assinou um decreto que cria uma linha de crédito de R$ 4 bilhões para o setor. A ideia é atender desde profissionais autônomos a empresas. O turismo responde por 10% do PIB estadual. Parte do resultado vem dos eventos que atraem milhões de pessoas, como a Fórmula 1, que acontece no início de novembro.
Sobre o evento automobilístico, só para o evento que ocorrerá em Interlagos, são 600 contratações temporárias para auxiliar de limpeza.