Os bloqueios feitos por bolsonaristas em pelo menos 270 trechos de rodovias brasileiras estão nas manchetes da imprensa internacional. Segundo a Agência Reuters, as ações podem afetar exportações do Brasil, considerado um dos maiores produtores de alimentos no mundo e causar caos econômico mais amplo.
A Deustche Welle, da Alemanha, também comentou os bloqueios. Já o britânico The Guardian citou a decisão de Alexandre de Moraes, que permitiu a prisão dos manifestantes. O argentino Clarín informou que manifestantes queimaram objetos para bloquear estradas no Brasil após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas contra Lula (PT).
Além dos atos, o mundo também acompanha a transição de governo no Brasil. A expectativa é alta também para a visita de Lula na COP 27, conferência do clima que discute a transição energética em tempos de crise. O presidente eleito foi convidado a evento no balneário egípcio de Sharm el Sheik, na próxima semana.
Em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, o ex-ministro da defesa Aldo Rebello comentou o episódio. “Eu acho que é preciso uma ação imediata por parte dos órgãos de segurança pública, envolvendo não só as polícias, mas a própria Polícia Federal, os Ministérios Públicos dos estados e o Ministério Público Federal porque é um movimento coordenado, isso não acontece por acaso e que os responsáveis sejam identificados e imediatamente punidos perante a lei por esse gestos e esses atos”, afirmou.