Supermercados de pelo menos oito unidades federativas já enfrentam problemas com abastecimento devido aos bloqueios ilegais de rodovias em todo país. A informação é da Associação Brasileira de Supermercados.
Segundo balanço divulgado pela entidade, em média, mais de 70% dos estabelecimentos localizados nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal foram afetados.
De acordo com o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, nas lojas, a área de frutas, verduras e legumes é uma das mais impactadas.
Ainda segundo Marcio Milan, além dos bloqueios, os números também foram influenciados pelo movimento já habitual dos finais de semana.
Na análise do vice-presidente, as movimentações nos próximos dias vão ser importantes para observar riscos maiores de desabastecimento.
No Rio de Janeiro, a Associação de Supermercados do Estado informou que, no momento, a situação dos estoques associados segue regular. A exceção se dá por conta dos produtos de hortifruti, em episódios pontuais.
O presidente da Asserj, Fábio Queiroz, esteve em contato com o governador Cláudio Castro, que garantiu a atuação da Polícia Militar na desobstrução das vias.
Ainda segundo o dirigente, ainda não indício de desabastecimento no Rio.
Em nota, a Asserj afirmou ainda que está monitorando toda cadeia de abastecimento e que segue em contato com as autoridades estaduais e federais, para que a entidade possa agir de forma rápida, caso necessário.