O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou que o ex-banqueiro Gabriel Galípolo será secretário-executivo da pasta.
Formado em Economia pela PUC-SP, Gabriel Galípolo foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021. Ele também foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Haddad afirmou nesta segunda-feira (12) que não pretende ter “uma escola de pensamento comandando a Economia” e espera pluralidade de vozes entres os conselheiros que o rodeiam. Ele também sugeriu a criação de um conselho de notáveis para auxiliar na tomada de decisões.
O nome do ex-prefeito de São Paulo para comandar a área econômica ainda gera desconfiança no mercado financeiro e informações de que o futuro governo poderia mudar a Lei das Estatais, que impede a indicação de nomes políticos para bancos públicos.
Haddad foi anunciado como futuro ministro da Fazenda na última sexta-feira (09) e tem como principal missão antes de assumir o cargo a aprovação da PEC da Transição. A medida expande o teto de gastos e permite gastos extra de R$ 145 bilhões para o Orçamento de 2023. A proposta já passou pelo Senado, mas ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados.