Governo exonera nº 2 do GSI em meio a desconfianças da presidência

General Carlos José Russo Assumpção Penteado trabalhava com a segurança dos palácios presidenciais

Da redação

Geraldo Alckmin, presidente em exercício enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à Argentina, exonerou nesta terça-feira (24) o General Carlos José Russo Assumpção Penteado, nº 2 no comando do Gabinete de Segurança Institucional. Ele trabalhava como secretário-executivo do GSI.  

Ricardo José Nigri, também general, é o militar escolhido pelo governo federal a assumir o cargo. A demissão e a entrada de Nigri foi publicada no Diário Oficial da União. 

O decreto ocorre devido à desconfiança da presidência após os atos criminosos de oito de janeiro. Durante a semana, Lula chegou a fazer uma varredura e constatou que facilitaram a entrada do grupo de vândalos que depredou a Praça dos Três Poderes. 

Segundo a presidência, as mudanças no GSI e na composição de alas do governo são parte de uma responsabilização dos atos criminosos. Além dessa, outras mudanças de alto escalão estão ocorrendo, o comando do Exército foi trocado no sábado (21). 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.