A pedido do governador João Doria, o governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), vetou integralmente o projeto do fim da meia-entrada no estado.
O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo deste sábado (30). Pignatari assumiu o governo enquanto Doria e o vice Rodrigo Garcia estão em viagens no exterior.
Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de autoria do deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriotas), previa que o benefício da meia-entrada seria estendido "a todas as pessoas com idades entre 0 e 99 anos".
Isso, na prática, acabaria com o benefício que algumas categorias, como estudantes e idosos, têm para adquirir entradas para shows, cinema, jogos e outros eventos culturais e artísticos atualmente.
De acordo com Arthur do Val, o projeto buscava atender um pedido do setor de eventos e “não há lógica em uma pessoa com menor poder aquisitivo pagar mais para que um estudante rico pague menos”.
Ao vetar o projeto, o governo do estado alegou que a legislação federal garante o benefício à meia-entrada e que, portanto, o projeto era inconstitucional.