Fãs estrangeiros prestigiam velório de Pelé: 'Ele simboliza a glória do futebol'

Torcedores da Alemanha, Chile e outros países enfrentaram as filas para se despedir do Rei do Futebol

Por Luiza Lemos

Estrangeiros marcaram presença na Vila Belmiro
Reprodução/Band/Luiza Lemos

O velório de Pelé é tão internacional quanto a figura do Rei do futebol. A cerimônia, que começou nesta segunda-feira (2) no Estádio Urbano Caldeira, famosa Vila Belmiro, reuniu fãs e torcedores das mais diversas partes do mundo. Muitos eram vistos com bandeiras dos próprios países, para representar a família e o amor internacional pelo ex-jogador, que morreu na última quinta-feira (29), vítima de um câncer de cólon. 

Niez Neuhaeuser, que veio diretamente da Alemanha para visitar a família do sogro, esteve na Vila Belmiro ao lado do enteado do sogro, João Gaia. Os dois estavam há mais de duas horas na fila para prestar uma homenagem para Pelé. 

“Aproveitei a visita ao meu sogro para vir aqui, porque sou um grande fã do Pelé, ele foi o melhor jogador de futebol da história e ninguém pode batê-lo. Eu sou fã do futebol, então tenho que estar com Pelé na última vez que ele está nessa Terra”, diz Neuhaeuser. 

Para o alemão, Pelé simboliza a glória. “Ele ganhou a Copa três vezes, é um símbolo, mas também é grande jogador”, diz. Ele conta que já sabia da situação porque a imprensa alemã falava da condição de saúde, mas tinha esperanças dele ficar vivo. 

Neuhaeuser diz que gosta do clube de coração de Pelé, o Santos, justamente pela representatividade de Pelé. “Santos é muito famoso na Alemanha, ganhou o mundial nos anos 1960, então eu desde pequeno conheço o Santos pela fama do Pelé, mas conheço também o Flamengo, Palmeiras e o São Paulo”, conta. 

Família chilena ama Pelé

A família de Patrícia Ferreira e Eduardo Orellana, que veio do Chile, aproveitou a viagem para visitar a cidade natal de Patrícia para homenagear o Rei do Futebol. “Eu já conhecia Pelé desde pequeno, sempre gostei dele, não tem comparação com outro jogador. Lá no Chile o Pelé foi muitas vezes, ele sempre falou bem do Chile, jogou lá e sempre foi um excelente embaixador do Brasil", diz Eduardo. 

A mudança de roteiro nas férias da família, segundo Patrícia, ocorreu devido à grandiosidade de Pelé. “Ele é enorme, um ícone mundial, né? Não só aqui no Brasil, está em todo o lugar, é através dele que o Brasil é reconhecido no futebol”, diz Patrícia. 

Torcedor do Colo Colo, Eduardo diz que gosta do Santos desde as primeiras partidas em que o time chileno enfrentara o clube de Pelé. “Santos jogou com o Colo Colo na década de 1960, 1970, então sempre se falou de Santos, eu sempre vi, é muito importante”, pontua. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.