Embaixada discorda de Lula e questiona: "Que culpa tem a Ucrânia?"

Declaração do representante ucraniano no Brasil foi dada um dia depois da publicação de entrevista em que Lula criticou Zelensky à revista Time

Da redação com BandNews TV

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, discordou da fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista Time sobre a guerra no Leste da Europa. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (05), ele questionou a culpa do país invadido pela Rússia, mas não citou o petista.

“Eu considero impossível comparar a responsabilidade do agressor e da vítima. Que culpa tem a Ucrânia? Por querer ser independente? Por, independentemente de outros países, tomar as decisões sobre a própria política externa e desenvolvimento do país? Sobre os discursos do presidente Zelensky nos parlamentos do mundo?”, pontuou o encarregado.

Na última quarta-feira (04), a Embaixada da Ucrânia no Brasil emitiu uma nota, ocasião em que disse que Lula estava mal informado sobre o presidente Volodymyr Zelensky. O texto também menciona uma solicitação formal para que o brasileiro participe de uma audiência com Tkach.

“Zelensky quis a guerra”

Ontem, quando publicada a entrevista de Lula pela Time, o trecho em que ele responsabiliza Zelensky e Vladimir Putin pela guerra ganhou repercussão internacional. O ex-presidente disse que o ucraniano quis a guerra.

“Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin porque, numa guerra, não tem apenas um culpado”, declarou Lula à revista americana. Em outra ocasião, o ex-presidente cita críticas que fez a Putin pela invasão, mas ressaltou: “ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin”.

Leia a nota da embaixada

Em conexão com as palavras do ex-Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à revista norte-americana “Time” sobre o Presidente da Ucrânia Senhor Volodymyr Zelenskyy, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.