Notícias

Após acidente de trem, substância tóxica vaza e assusta moradores nos EUA

Substância tóxica vazou e pode aumentar casos de câncer de pulmão e de doenças do sistema nervoso

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
NTSBGov/Handout via REUTERS

Um descarrilamento de trem na divisa entre a Pensilvânia e Ohio no início deste mês fez moradores da cidade de Palestina Oriental deixarem suas casas nesta semana. A evacuação ocorreu devido ao vazamento de cloreto de vinila e de um incêndio após o acidente. O governador de Ohio Mike DeWine permitiu que centenas de famílias retornem para casa, mas ainda há apreensão por parte dos cidadãos. 

Devido às explosões e o vazamento de cloreto de vinila, composto que, se inalado, pode aumentar as chances de câncer de pulmão, de doenças do sistema nervoso e de danos ao fígado, moradores em um raio de 1,6 KM foram retirados de casa. 

Segundo a imprensa local, foram 50 vagões, sendo 10 transportando o cloreto, que descarrilaram no acidente no último dia três. A concessionária de água de West Virgínia, que faz divisa com Ohio e Pensilvânia, intensificou a análise da água distribuída ao estado, já que a fumaça do cloreto de vinila pode gerar chuva tóxica e intoxicar a água. 

“A saúde e a segurança de nossos clientes são uma prioridade e, atualmente, não há avisos de água potável para os clientes”, afirmou a companhia em comunicado.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos pode responsabilizar judicialmente a Norfolk Southern, empresa dona do trem. A agência mandou um aviso geral descrevendo as ações de limpeza feitas no local e o potencial para cobrar a empresa pelas ações de contenção. 

O governo de Ohio também informou que haverá monitoramento do ar e de água na área, para evitar contaminações por cloreto de vinila e que é seguro estar na região. Mas o governo recomenda que moradores com poços artesianos privados usem água engarrafada. “A água será fornecida pela Norfolk Southern. Aqueles que se sentirem desconfortáveis em voltar para casa neste momento também podem solicitar ajuda da ferrovia com as despesas de hotel", informa a nota. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.