Pesquisa Datafolha divulgada na noite deste domingo (16) pelo jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que 79% dos brasileiros (o equivalente a 132,5 milhões de pessoas) apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19.
Os que não concordam com a imunização são 17%. Outros 4% não souberam responder.
O levantamento foi feito por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O país recebeu neste domingo (16) o segundo lote de vacinas da Pfizer contra covid-19 para crianças. A nova remessa tem 1.248.000 de doses do imunizante pediátrico.
No sábado (15), pelo menos 15 estados começaram a aplicar a vacina nesta faixa etária. A previsão é de que o Brasil receba 20 milhões de doses até março, o que seria suficiente para vacinar toda a população de crianças apenas com a primeira dose.
O calendário, no entanto, pode ser acelerado caso a Anvisa aprove a aplicação da CoronaVac em crianças a partir dos 3 anos. A expectativa é que a agência tome a decisão na próxima semana. O Instituto Butantan já tem em estoque 15 milhões de doses prontas para serem usadas.