Mais da metade dos laboratórios de SP tem testes de Covid-19 para apenas 7 dias

Na rede municipal, a Prefeitura de São Paulo vai testar apenas pacientes graves e de grupos de risco

Rádio BandNews FM

Cerca de 22% podem atender de 15 a 21 dias e 16 por cento têm recurso para 8 a 14 dias Foto: Thomas Peter/Reuters
Cerca de 22% podem atender de 15 a 21 dias e 16 por cento têm recurso para 8 a 14 dias
Foto: Thomas Peter/Reuters

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo aponta que 55% dos laboratórios particulares do estado possuem testes de Covid-19 para somente sete dias. Cerca de 22% podem atender de 15 a 21 dias e 16 por cento têm recurso para 8 a 14 dias de demanda. O levantamento também mostra que 88% dos gestores hospitalares de 111 laboratórios privados têm dificuldade para obter testes, tanto de Influenza quanto de Covid-19.

Nas últimas duas semanas, houve um aumento de 99% na procura por testagem para Covid-19 e gripe. Além disso, foram relatados atrasos na entrega dos diagnósticos devido a um aumento na demanda nos laboratórios.

Com a escassez de exames, a Prefeitura de São Paulo anunciou uma restrição da testagem para Covid-19 e gripe. Apenas grupos de risco e casos graves serão testados. Os demais moradores vão passar por um exame clínico e o diagnóstico será feito sem o teste. O grupo classificado como prioritário é composto por pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose da vacina, gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz, indivíduos com comorbidades, profissionais de saúde e população em situação de rua.