Damares pede cassação de Arthur do Val após áudios sobre ucranianas

Em vídeo, ministra classificou como "absurdas" as declarações "horripilantes" do deputado

Da Redação

O deputado estadual Arthur do Val
Carol Jacob/Alesp

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, gravou um vídeo com a secretaria nacional de Politicas para Mulheres, Cristiane Britto, afirmando que foi surpreendida com os áudios com falas machistas e sexistas do deputado estadual Arthur do Val. Ela chamou as declarações de “absurdas” e pediu a cassação do parlamentar. 

“Um recado para você, deputado: já desce no Brasil com uma carta de renúncia. Nós vamos pedir a sua cassação e vamos tomar todas as providências jurídicas em relação às suas falas. Chega de violência contra a mulher em qualquer lugar do mundo”, afirmou. “Eu até recomendo que nenhum país da Europa receba mais esse homem em suas terras."

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Damares Alves aproveitou para mandar um "recado" às mulheres ucranianas e sinalizar apoio do presidente Jair Bolsonaro

“Os homens brasileiros não são assim. Recebam o nosso abraço, a nossa solidariedade, o abraço do governo Bolsonaro. O presidente da República está o tempo todo pensando em como vamos receber os refugiados. Até os animais de estimação poderão vir." 

Na postagem do vídeo no Twitter, ela ainda escreveu: “Nojento. Baixo. Sujo. São horripilantes as palavras de Arthur do Val. Não ficará sem resposta! Este comportamento não é compatível com a de um representante do povo. Pediremos sua cassação imediata!".

Áudio vazado

Na última sexta-feira, 4, um áudio em que Arthur diz que as "mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres" foi revelado pelo portal Metrópoles. No sábado, 5, ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, de volta da Ucrânia, onde disse estar em missão humanitária, o deputado afirmou que sua fala estava errada. Horas depois, decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo

Vídeo: Arthur do Val retira pré-candidatura

"O que falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando é que cheguei lá, tinha um monte de gente… Pelo amor de Deus, não é isso. Nem poderia fazer isso. Inclusive, nos áudios, eu falo, ainda que de modo jocoso, em modo informal, que não tive tempo para fazer absolutamente nada além da missão. Não tive tempo de tomar banho.”

“Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que eu fui fazer outra coisa. Se as pessoas quiserem me julgar pelo o que eu falei, as pessoas têm esse direito. Só peço que entendam o contexto. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saúde e mandou um áudio em um grupo privado, com os amigos dele, de forma errada, descabida. Não foi a melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas é um áudio privado."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.