Moro rompe com "Mamãe Falei" após vazamento de áudio machista sobre ucranianas

Na gravação, o deputado estadual, que está na Ucrânia, diz que as "mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres".

Da redação

Moro rompe com ‘Mamãe Falei’ após vazar áudio com comentários sobre ucranianas Reprodução
Moro rompe com ‘Mamãe Falei’ após vazar áudio com comentários sobre ucranianas
Reprodução

O pré-candidato ao Planalto, Sergio Moro (Podemos), rompeu com o deputado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, após a divulgação de áudios nesta sexta-feira (4) pelo site Metrópoles em que ele faz comentários machistas e sexistas sobre as mulheres ucranianas.

Entre outros comentários, o deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, que está na Ucrânia alegando que foi prestar auxilio à população local ante o ataque da Rússia, diz na gravação que as "mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres".

“Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”, disse o candidato em postagem no Twitter.

Em nota divulgada na noite desta sexta, o ex-juiz afirmou que repudia as declarações e disse que elas podem ser configuradas como crime.

“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, disse.

Em nota oficial, a deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu disse que as falas nos áudios divulgados são gravíssimas e inaceitáveis.

“Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais