Corpo da rainha Elizabeth II chega ao Palácio de Buckingham, em Londres

Velório de quatro dias começa nesta quarta-feira (14), no Palácio de Westminster. Funeral está marcado para segunda-feira (19)

Da redação

O corpo da rainha Elizabeth II chegou em Londres, na Inglaterra, onde será velado e depois sepultado em um funeral marcado para segunda-feira (19). O caixão com o corpo seguiu em cortejo rumo ao Palácio de Buckingham, onde passará a noite. A rainha morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, sua residência na Escócia. 

A princesa Anne, filha de Elizabeth II, seguiu no voo da Força Aérea Real Britânica acompanhando o caixão da mãe. O rei Charles III estava em compromissos oficiais na Irlanda do Norte e seguiria também para Londres nesta terça-feira.

Na quarta-feira (14), por volta das 10h22 (horário de Brasília), o caixão com o corpo de Elizabeth II seguirá em procissão entre o Palácio de Buckingham rumo ao Palácio de Westminster. O trajeto será de 38 minutos. Em Westminster, o público poderá prestar as últimas homenagens durante quatro dias.

Na segunda-feira (19), acontece o funeral com a presença de 2 mil convidados, como chefes de Estado, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, e o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos. Representantes do Belarus, Rússia e Mianmar não foram convocados.

A monarquia pediu para as autoridades não utilizarem jatos particulares nem mesmo carros privados em Londres. Haverá um ponto de encontro para que os convidados sejam levados à Abadia de Westminster.

Depois disso, o caixão será levado ao Castelo de Windsor, onde, na Catedral de Sant George, ficará ao lado do pai da rainha, o rei George, e do marido Philip, morto em abril de 2021.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.