O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro assinaram nesta segunda-feira (12) o livro de condolências da rainha Elizabeth II na Embaixada do Reino Unido em Brasília.
Na mensagem, Bolsonaro escreveu: “Em nome do governo e do povo brasileiro, expresso as mais profundas condolências ao povo do Reino Unido, bem como à Família Real e ao Rei Charles III pelo falecimento da Rainha Elizabeth II. Manifesto minha profunda admiração por uma mulher de grande personalidade, cujo sendo de dever e devoção deixaram, ao longo de mais de sete décadas, um legado de liderança e estabilidade para o povo britânico e para o mundo."
O presidente confirmou neste domingo (11) que irá participar do funeral da rainha Elizabeth II no próximo dia 19, em Londres. A informação foi confirmada ao repórter Valteno de Oliveira, da Band.
Bolsonaro foi convidado na noite deste sábado (10) para participar da cerimônia e decidiu aceitar. Nesta segunda-feira, às 10h30, ele deve definir detalhes da viagem em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França.
Bolsonaro viajará na companhia da primeira-dama Michelle Bolsonaro na madrugada do próximo domingo (18). Bolsonaro irá na condição de chefe de estado representando a aliança entre o Brasil e o Reino Unido. Após o funeral, Bolsonaro vai para Nova York (EUA) para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU. Ele volta ao Brasil no dia 21.
Um comunicado do Palácio de Buckingham emitido na tarde deste sábado (10) confirmou que o funeral da rainha Elizabeth II será realizado no próximo dia 19, uma segunda-feira, na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra.
“O funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro. Antes do Funeral de Estado, a Rainha ficará deitada em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens”, diz o comunicado.
Um grande esquema de segurança está sendo preparado para o funeral. O corpo de Elizabeth II chegou neste domingo (11) a Edimburgo, capital da Escócia. Ele seguirá na terça-feira (13) para Londres.