Corpo de tesoureiro do PT morto por bolsonarista será enterrado nesta segunda

Marcelo Arruda foi assassinado a tiros pelo agente penitenciário Jorge Guaranho durante sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu

Da redação

O corpo do guarda municipal Marcelo Arruda, morto neste domingo (10) após ser baleado pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho durante a sua festa de aniversário com temática do PT será enterrado nesta segunda-feira (11) em Foz do Iguaçu (PR). O sepultamento está previso para as 14h no Cemitério Municipal Jardim São Paulo.

O velório de Arruda é realizado no ginásio de esportes Sebastião Flores, no Centro de Foz do Iguaçu. Uma bandeira do PT e uma da guarda civil cobrem o caixão. A presidente nacional do PT, Gleisi Arruda, cancelou seus compromissos nesta segunda para participar do adeus ao guarda municipal.

A polícia investiga o crime. Guaranho invadiu a festa de Arruda gritando o nome do presidente Bolsonaro e voltou ao local após uma discussão entre os dois e atirou duas vezes em Arruda. O guarda municipal reagiu e baleou o invasor. Guaranho está internado em um hospital da cidade.

Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos e decorou a festa com tema do PT. Imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faziam parte da decoração. Arruda também usava uma camiseta com uma foto de Lula. Ele era tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu e em 2020 disputou as eleições municipais como candidato a vice-prefeito.

A festa foi realizada na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu (Aresfi), na Vila A. Segundo testemunhas, Guaranho, que não fazia parte da festa, invadiu o local gritando o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). Houve uma discussão e ele saiu dizendo que voltaria “para matar todo mundo”. O vídeo abaixo mostra que Arruda expulsa o agente penitenciário e chega a jogar pedras contra Guaranho. Segundo relatos, em seguida Arruda foi até o carro e pegou sua arma para se defender. 

Guaranho voltou armado e logo atirou no aniversariante. Um dos tiros ele deu ainda do lado de fora. O segundo foi dentro do salão, com Arruda já baleado tentando se esconder debaixo de uma das mesas da festa de aniversário, mas sendo novamente atingido. Ele saca sua arma e atira de volta no invasor, que cai perto de uma parede, ao fundo do vídeo.

Alguns convidados aparecem e agridem o invasor com chutes na cabeça e na barriga, enquanto Marcelo Arruda chama por socorro. Ele não resistiu aos ferimentos.

“Marcelo Arruda comemorava seu aniversário com uma festa feliz quando surgiu essa pessoa que se envolveu nesse fato, de outra ideologia, manifestando a sua opinião”, relatou o secretário de segurança de Foz do Iguaçu, Marcos Antônio Jhanke. "Ele retornou com arma de fogo executando disparos."

Arruda deixa mulher e quatro filhos. Ele cantou “Parabéns a você” e assoprou as velas de 50 anos ao lado de dois filhos pouco antes de ser baleado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.