Um comerciante foi morto por criminosos que invadiram a casa dele no Grajaú, zona sul de São Paulo. Vinícius Ferreira Barbosa foi abordado no começo da manhã por bandidos armados e encapuzados ao chegar em casa após a academia.
O homem também foi torturado pelos criminosos, segundo depoimento de familiares que foram feitos reféns em um quarto da casa. A vítima não tinha dinheiro em banco, apenas em casa e quase ninguém sabia disso. Mesmo assim, criminosos exigiam que Vinícius entregasse cartões, dados bancários e fizesse transferências via Pix.
A suspeita da polícia é que Vinícius tenha sido morto por asfixia, com a ajuda de um saco plástico. Além da casa revirada, os bandidos roubaram uma moto do comerciante e pertences de inquilinos do sobrado.
Vizinhos e amigos relatam que o comerciante era uma ótima pessoa. “O Vinícius era uma pessoa amigável, conversava, brincava, não tem um mal a falar dele não. Ele era excelente”, conta um vizinho.
Vinícius, que trabalhou por muitos anos com panificadoras, vivia da renda do aluguel de imóveis e de juros de empréstimos que ele fazia. Na casa dele, a polícia encontrou uma agenda com nomes de devedores, que serão investigados.
Familiares suspeitam que o crime possa ter relação com o dinheiro que Vinícius emprestava a juros, mas eles alegam que não sabem se o comerciante era ameaçado.