Depois do lançamento que seria feito no dia 14 ter sido adiado, a Starship, o maior foguete já construído, explodiu perto de entrar na órbita da Terra na manhã desta quinta-feira (20).
O lançamento ocorreu na Starbase, a base de lançamento da SpaceX, empresa que construiu a nave, de propriedade do empresário mega bilionário Elon Musk, por volta das 10h30 da manhã. Em pouco mais de cinco minutos, o foguete se aproximou da órbita da Terra e liberou o primeiro estágio. Em seguida, a nave girou no espaço e explodiu.
Este foi o primeiro grande teste da Starship, um foguete construído especialmente para o projeto Artemis, que prevê a volta do homem à lua em 2025 e que também tem previsão de ser usado na primeira viagem à Marte.
O voo não era tripulado. A nave entraria em órbita, daria a volta no planeta e pousaria no Oceano Pacífico próximo do território do Havaí. Apesar do acidente, o empresário comemorou, dizendo que havia chance de 50% da experiência não dar certo. O projeto de construção da nave já consumiu entre 2 e 10 bilhões de dólares, cerca de 50 bilhões de reais.