Fernando Mitre

Mitre: propostas e dúvidas sobre a reforma tributária

Fernando Mitre analisa os debates dos estados e do governo federal sobre a reforma tributária

Fernando Mitre

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Os debates regionais nos estados, aprovados pelo Grupo de Trabalho sobre reforma tributária, já começam com pautas sensíveis, como a situação da  Zona Franca de Manaus ou como as dúvidas já levantadas pela bancada ruralista sobre a alíquota única do imposto sobre consumo, que pode também ser dividida em duas, seria um IVA dual. Tudo isso deve ficar claro.  

Há muitos outros itens despertando dúvidas nos bons projetos que estão no Congresso - o que faz soar como excesso de otimismo do governo a expectativa de aprovação em primeira votação em maio. 

Mesmo porque as maiorias qualificadas necessárias no Senado e Câmara ainda não são reais. Lula trabalha aí com seus ministros e lideranças. O vice Alckmin também vem atuando mais. 

Dá uma ideia das dificuldades o fato de que a decisão de Lula de manter o ministro das Comunicações, mesmo fragilizado sob suspeitas, não garante o apoio claro do partido dele, o difícil União-Brasil.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.