Mitre: o clima no Congresso para a reforma tributária

Fernando Mitre analisa os projetos de reforma tributária que começam a evoluir no Congresso

Fernando Mitre

Uma reforma fundamental - que teria condições de atuar diretamente na economia, inclusive acelerando o Produto Interno Bruto (PIB) - começa a dar sinais mais claros de viabilidade, depois de praticamente emperrada há, pelo menos, 30 anos. 

Hoje há mais compreensão e disposição para uma reforma tributária, que avança, a discussão, pelo menos, evolui no Congresso. As atenções estão nos projetos de emenda 45 e 110, que nasceram com vários pontos comuns e que se aproximaram mais ainda, caminhando para uma síntese saudável. 

Significa fundir impostos, acabar com a cumulatividade, com as distorções de tantas alíquotas diferentes, concentrar a cobrança no destino do consumo, com um bom IVA simplificar, baratear e tornar mais simples o sistema. Vamos avaliar no Canal Livre desta semana como tudo isso pode se tornar possível. Na verdade, é necessário que tudo isso se torne possível. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.