A Defesa Civil de Angra dos Reis (RJ) informou, na noite deste domingo, 20, que a cidade está em estado de alerta máximo devido às fortes chuvas que atingem à região. Há pouco, uma família registrou o momento em que ocorre um deslizamento de terra no Morro da Cruz. Desde à tarde de hoje, foram detectados 230 milímetros de chuva no município da Costa Verde fluminense.
Nas imagens do deslizamento, a pessoas que presenciaram o incidente gritam bastante, enquanto tentam se proteger da avalanche de lama e galhos. No vídeo, é possível ver uma criança desesperada e, na sequência, uma parede da casa destruída pelo impacto. Não há informações de feridos.
À imprensa, a Defesa Civil da cidade recomendou que a população saia das áreas de risco e siga para os pontos de apoio. Lauro Oliveira, relações públicas do órgão, disse que há alta demanda de solicitações. Sirenes já foram acionadas, bem como SMS enviados àquelas pessoas que possam estar comprometidas.
Pelas redes sociais, o prefeito Fernando Jordão informou que todos os bairros da cidade são monitorados. O município, inclusive, cancelou as aulas dos próximos dias e liberou as escolas para receber as famílias desabrigas. O gestor reforçou o pedido da Defesa Civil sobre a evacuação das áreas de risco.
“Então, eu faço um apelo a você. Quando a sirene tocar, no seu bairro, saia da sua casa. E você pode ir aos pontos de encontro, que são as escolas do município. Eu já autorizei as escolas a estarem todas abertas para que, na evacuação, você possa ir para a escola”, disse Jordão.
Durante todo o domingo, diversas ruas ficaram alagadas. Segundo a Defesa Civil, moradores de mais de 20 bairros localizados em áreas de risco deixaram as casas em busca dos pontos de apoio. As sirenes foram tocadas em 16 localidades.