Carta assinada por 73 juristas defende Doria como candidato do PSDB

Manifesto ocorre em meio a movimentações da chamada “terceira via” contra a pré-candidatura de João Doria

Da redação com BandNews TV

João Doria foi eleito pelo PSDB como candidato à presidência da República
Valter Campanato/Agência Brasil

Mais de 70 juristas assinaram, na última quarta-feira (21), uma carta em apoio ao ex-governador João Doria (PSDB). O texto assinala que o resultado das prévias tucanas deve ser respeitado e que, até então, o pré-candidato à presidência da República deve ser “proclamado pela Convenção Nacional Eleitoral” da sigla.

“O candidato à Presidência da República legalmente constituído pelo PSDB para as eleições de 2022 é João Doria, que será proclamado pela Convenção Nacional Eleitoral a ser realizada entre 29 de julho e 5 de agosto. Quem, honestamente, desejar colaborar com o Brasil estará engajado na sua campanha”, pontuaram 73 juristas.

As prévias do PSDB foram realizadas em novembro do ano passado. Na ocasião, 45 mil filiados escolheram o nome de Doria como o pré-candidato oficial da sigla à corrida presidencial de 2022. Segundo a carta, não há alguém no partido com autoridade para violar a “decisão democrática e soberana” dos filiados.

“Ninguém no partido ou fora dele tem autoridade para violentar os 34 anos de história da social democracia, para rasgar o estatuto ou para anular a decisão democrática, soberana e irrevogável dos filiados em função de interpretações pessoais e subjetivas sobre o quadro eleitoral, ou articulações desautorizadas com outros partidos políticos”, menciona o manifesto.

A carta dos juristas surge num momento em que os partidos da chamada “terceira via” discutem a formação de uma chapa única, formada por União Brasil, MDB, Cidadania e PSDB. Nos bastidores, existe uma movimentação de Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, derrotado nas prévias, para se colocar como candidato mais viável do que Doria.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.