O Campus da USP foi invadido e um grupo de alunos foi ameaçado por grupo de pessoas armadas na zona oeste de São Paulo. Segundo a reitoria da USP, um grupo externo à Universidade invadiu o campus de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). GMCs fora do horário de serviço estavam entre os invasores.
A polícia foi acionada e foram informados que os alunos tentavam retirar GMCs do campus da Universidade. Houve briga e um dos guardas teria sacado uma arma na tentativa de conter os estudantes. Ele não chegou a atirar.
Dois jovens, de 18 e 25 anos, ficaram feridos no tumulto. O guarda armado foi identificado pela PM e encaminhado para delegacia. Em nota, USP afirmou repudiar o ocorrido e que espera que apurações policiais sejam feitas.
“A Universidade de São Paulo (USP) repudia veementemente a ação de um grupo externo à Universidade que ameaçou, com uma arma, estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), dentro do campus da USP, em São Paulo. O indivíduo armado foi identificado e encaminhado ao 93º DP pela Polícia Militar, onde a ocorrência foi registrada.
Esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer ambiente civilizado. Dentro de uma Universidade, o ato infame se reveste de uma simbologia que atenta contra o espírito essencial da busca do conhecimento e da sabedoria”.
Já a Secretaria de Segurança de SP, também por nota, afirmou que a arma do agente da guarda foi apreendida.
“O caso foi registrado como lesão corporal e ameaça no 93° (Jaguaré), onde é investigado. A arma do agente foi apreendida. Foram solicitados exames junto ao Instituto Médico Legal (IML). Os laudos estão em elaboração e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial”.