PF faz megaoperação contra quadrilha que exporta drogas por portos

Uma tonelada de cocaína escondida foi apreendida em sacos de milho

Por Clara Nery

Malotes, drogas e carros apreendidos. Mais de 350 policiais federais e 28 policiais do batalhão de operações especiais da PM foram às ruas para cumprir 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão. 

A ação aconteceu nos estados do Rio Grande Do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio De Janeiro, Ceará e Pará.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava nos terminais portuários do nordeste e sudeste, principalmente, tendo como bases as regiões de natal, salvador e baixada santista.

Além de carros, grandes quantidades de dinheiro e drogas também foram apreendidas. Somente em uma casa localizada no Guarujá, litoral de São Paulo foi encontrada uma tonelada de cocaína escondida em sacos de milho.

Durante as investigações foi identificado um grupo logístico responsável pelo transporte e armazenamento da droga oriunda da fronteira do brasil com os países produtores. 

Ainda foi analisado que esse grupo realizava a "contaminação" de contêineres, ou seja, introduzia entorpecentes nas cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Desde o início do inquérito policial em 2021, foram realizadas apreensões de drogas nos portos de diferentes estados, além da interceptação de cargas nos países europeus de destino, totalizando cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas durante o curso da investigação.

A PF também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.