Brasil Urgente

'Perdemos tudo, menos a vida': Moradores de Novo Hamburgo fogem das enchentes

Prefeitura e outras autoridades fazem o resgate de cidadãos, que foram ilhados pelo Rio dos Sinos

Da redação com Gabriela Dias

A situação na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, segue grave. A prefeitura estima que o nível do Rio dos Sinos, que corta o município, chegue a 9,50 metros ainda nesta sexta-feira (3). Pela manhã, equipes fizeram o resgate de moradores em locais que foram ilhados pelas águas. 

Gislaine acordou com a mensagem de saída de casa, na casa dela, moram outras nove pessoas, sendo 5 crianças. Com um carro cedido pela prefeitura, eles vão se refugiar na casa de familiares em São Leopoldo. “Nunca pensei que ia chegar isso aqui, até achei que era brincadeira, na minha casa nunca veio água nenhuma", contou. 

Dona Cláudia, de 73 anos, também foi resgatada de casa. Ela dormiu em uma igreja, mas a água também está invadindo o local. Agora, ela irá para outro abrigo. "Agora dizem que estourou o valão e a água subiu por cima da casa, perdemos tudo agora, pelo menos não perdemos a vida”, diz dona Cláudia. 

Outra moradora comentou que estava abrigada na casa do sogro, mas terá que ir a outro abrigo em São Leopoldo, cidade vizinha a Novo Hamburgo. “Nossa casa está até o telhado de água, perdemos tudo. A gente ficava no meu sogro, mas acordamos com a Defesa Civil pedindo para sair, com quatro crianças ainda”, afirmou. 

Band Abraça o Rio Grande do Sul

Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo e-mail: doacoescufars@gmail.com .

Ou pelas contas: 

  • Bradesco – 237
  • Agência: 0087
  • C/C: 3582-3
  • Itaú – 341
  • Agência: 0402
  • C/C: 17369-4

Tópicos relacionados