O ex-presidente da República Jair Bolsonaro recebeu alta hospitar nesta sexta-feira (17), depois de ficar 12 dias internado para tratar uma erisipela, em hospital da zona sul de São Paulo.
Ele foi hospitalizado quando estava em Manaus para cumprir agenda do PL, partido do qual faz parte. Foi tratado em unidade de saúde na capital do Amazonas e, depois, transferido para a capital paulista.
A erisipela é uma infecção de pele e, quando o paciente é tratado logo no início da doença, as complicações não são tão evidentes ou graves. Os casos não tratados a tempo podem progredir com abscessos, feridas e trombose.
O tratamento é uma combinação de várias medidas realizadas ao mesmo tempo e envolve o uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora.
Infecção na pele
De acordo com o Ministério da Saúde, erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.
Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.
Aporta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos - as famosas “frieiras" - mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas,
Sintomas da erisipela
Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção:
- Calafrios;
- Febre alta;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Náuseas e vômitos.
As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose da pele.
A localização mais freqüente é nas pernas, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões, como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente.
Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas com conteúdo amarelado ou amarronzadoe, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de íngua - aumento dos gânglios linfáticos na virilha.